Tendo em vista a circulação de matérias veiculadas sobre o fechamento de classes do CEMUS V, o colegiado do CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SALTO, informa que:
a) A oferta da Rede Municipal de Ensino de Salto deve priorizar vagas na CRECHE, EDUCAÇÃO INFANTIL e FUNDAMENTAL I aos alunos desta cidade.
b) Não se trata de fechamento de sala do CEMUS V e sim de deslocamento para outra Unidade, a fim de que a escola possa cumprir com a oferta de CRECHE, ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL I.
c) Remover alunos da EDUCAÇÃO INFANTIL, CRECHE E FUNDAMENTAL I, em outras Unidades compromete a segurança e, portanto, a opção foi deslocar os alunos maiores.
d) Em nenhum momento a Unidade e a Secretaria de Educação, em planejamento de demanda, cogitou a possibilidade de fechamento do FUNDAMENTAL II, mesmo a oferta deste segmento não sendo da sua responsabilidade e sim da Rede Estadual.
e) O Conselho Municipal de Educação e Secretaria de Educação são atentos e neste sentido, priorizam o aluno como foco central das tomadas de decisões.
f) Em relação ao mobiliário infantil, a SEME está aguardando ofício de solicitação da gestão da Unidade CEMUS V, para que possa fazer as adequações de atendimento ao público.
g) É preciso o entendimento de todos de que, quaisquer mudanças, estas priorizem o atendimento específico a cada faixa etária: espaço físico, número de alunos classe, faixa etária, modalidade.
Esperamos assim, contribuir para que as informações sejam assertivas e cheguem à população de maneira clara e eficiente.
Colocamo-nos à disposição, através da interação em site www.cmesalto.com.br
Presidente Evelize Assunta Padovani
CME – Setembro/2021